Notícias da Meia

Faltam menos de 60 dias para a Meia Maratona do Sol

Corredores do país inteiro participam da tradicional corrida de rua que acontecerá no dia 21 de setembro em Natal

Maratonistas de todo Brasil devem correr – literalmente – para garantir sua participação em uma das mais importantes corridas de rua do país, a Meia Maratona do Sol, que agitará a capital potiguar no dia 21 de setembro. Faltando 60 dias para dar a largada, as inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da corrida (www.meiamaratonadosol.com.br). A Meia do Sol é conhecida pelo grau de desafio característico do percurso devido à altimetria do relevo potiguar, sendo uma das mais desafiadoras do país e a principal meia maratona do Nordeste.

A Meia Maratona do Sol já virou tradição na cidade do Natal e recebe desde sua primeira edição. São visitantes e meia-maratonistas de todo Brasil, os “maraturistas”, que viajam pelo país para participar de maratonas, movimentando a economia local e colaborando para o incremento do turismo em um período em que a ocupação hoteleira está em baixa temporada. A expectativa é a fidelização desse perfil de público, com o anúncio antecipado da data do evento desse ano, já no fim da edição passada.

Morador do Recife, o auxiliar de portaria Dorgival Galdino participou da sua primeira Meia do Sol em 2017. Ele conta que antes achava estranho ver as pessoas acordando cedo e correndo na rua nos primeiros horários da manhã. Após conhecer a corrida de rua e participar de uma equipe de corrida onde mora, ele mudou sua visão. “Correr é muito bom para a saúde, para manter a forma, conhecer várias pessoas, sair do sedentarismo. Hoje vejo a corrida de rua como atividade física para cuidar da saúde, acho muito importante, participo de várias corridas aqui no Recife. Amo correr, acho muito gratificante”, revela.

Estava tudo certo para vir a Natal na edição do ano passado, com passagem aérea e hospedagem pagas, mas a mãe dele ficou muito doente às vésperas da prova, chegou a falecer e ele não pode participar. Em uma ação promovida pela HC Sports e a Toyolex no Recife no último fim de semana, o pernambucano foi premiado com sua inscrição para a edição desse ano em um sorteio realizado durante o evento. “Fiquei muito feliz, devido às dificuldades que enfrentei no ano passado, estava muito abatido com a morte da minha mãe, fizeram o sorteio e na quarta vez eu fui chamado, vibrei muito”, finaliza Dorgival Galdino.

Praticantes da corrida rua há cinco anos, a jornalista Patrícia Cainelli (47) e o engenheiro químico Celso Cainelli (52), ambos de Ribeirão Preto/SP, revelam que apesar da rotina de trabalho intensa, participam de dois grupos de corrida na cidade e correm pelo menos três vezes por semana. Sobre a importância da corrida de rua, o casal conta que novos hábitos, mais disposição, mais saúde, novos amigos e conhecer novos lugares foram os principais ganhos adquiridos com o hábito. Celso era pré-diabético e com a rotina da corrida de rua, já não precisa do medicamento e conquistou ótimos resultados nos exames médicos. Já Patrícia revela que além da disposição física, a corrida a transformou em uma pessoa muito mais concentrada e disciplinada. “O bem-estar que a gente sente é tão intenso que queremos que todos os amigos e parentes passem a correr. Alguns conseguimos atrair para essa prática, o que é um motivo de grande satisfação para a gente”, vibra a jornalista.

Com inscrição garantida para a Meia Maratona do Sol, o casal conta que é a primeira vez que participam desse tipo de corrida e por ser em Natal, tem um significado especial para eles. “Escolhemos a cidade para passar nossa lua de mel há quase 30 anos. Sempre quisemos voltar a Natal, mas nunca deu certo. Só quase 30 anos depois conseguimos nos programar para essa viagem. Então, resolvemos marcar as nossas férias para coincidir com a corrida. Voltar a essa cidade tão linda e tão marcante na nossa vida e ainda participar da nossa primeira meia maratona será perfeito. Estamos felizes e muito ansiosos”, revela Patrícia Cainelli.

O evento, que tem produção da HC Sports, empresa responsável por organizar os principais eventos esportivos do Estado, espera receber em 2019 mais de 7 mil inscritos, além de ampliar a participação dos corredores no percurso oficial de 21 km, superando a edição passada, quando foram mais de 3 mil corredores somente nesse percurso. “Esse número demonstra que os competidores estão atentos aos eventos esportivos que possuem distâncias maiores e apresentam uma excelente estrutura como a nossa”, afirma Gabriel Negreiros, um dos organizadores.

Serviço:
Meia Maratona do Sol
Data: 21 de setembro de 2019 – sábado
Largada: Arena das Dunas, 16h
Inscrições: www.meiamaratonadosol.com.br

Realização

Apoio

Promoção

Rádio Oficial

Ação Social

CHANCELA