Notícias da Meia

Atletas não inscritos tornam corridas de rua inseguras

Organizadores da Meia Maratona do Sol explicam como os atletas podem garantir uma corrida segura e tranquila

Nos últimos anos, uma prática crescente é o número de corredores “pipocas” nas corridas de rua. De maneira injusta com os participantes que pagaram a inscrição para garantirem a experiência completa na prova, os “pipocas” são corredores que não efetuam inscrição e acabam gerando uma demanda não prevista nos eventos. Pensando na segurança e na preocupação de garantir a qualidade necessária para correr bem durante a prova, a organização da 5ª Meia Maratona do Sol tem adotado algumas práticas para diminuir o número de corredores não inscritos no trajeto da corrida.

De acordo com o regulamento, só os que estiverem portando o número de peito poderão acessar as áreas de largada e chegada, bem como cruzar o pórtico. A medida é necessária para a segurança de todos. Cada detalhe é pensado e estruturado de acordo com a quantidade limite da prova, que é voltada a atender oito mil atletas. Ou seja, a estrutura estará preparada para receber somente esse número de corredores. Com a presença da “pipoca”, o evento pode ter sua estrutura afetada, gerando diversos transtornos.

A medida é necessária para a segurança de todos. Uma vez dimensionada, a prova é toda licenciada e organizada para aquele determinado número de participantes. “A presença da famosa ‘pipoca’ desequilibra essa equação, que pode resultar em complicações”, explica Nivaldo Pereira, um dos organizadores do evento.

Toda a prova é planejada de acordo com padrões internacionais de segurança, atendimento médico e hidratação. Esses números são medidos de acordo com a quantidade de inscritos. “Quando a ‘pipoca’ toma grandes proporções, acaba fugindo do nosso controle. Por isso pedimos para que os inscritos cheguem com pontualidade, com pelo menos meia hora de antecedência, e evitem também trazer pessoas não inscritas para correr”, explica Gabriel Negreiros, também organizador do evento.

Por outro lado, para reforçar a torcida e incentivar o atleta, as famílias são mais que bem-vindas. “Já que oferecemos uma vasta área para que todos possam acessar livremente, torcer e receber seu campeão ou campeã de volta, as famílias e os amigos têm presença garantida na Meia do Sol”, comenta Gabriel Negreiros.

Uma vez inscrito, o atleta fica assegurado de todos os benefícios que o evento oferece, previamente estabelecidos no regulamento e disponibilizados no site do evento. Dentre as benesses, está o seguro do atleta, indispensável para todos os participantes. “Ao pensar na segurança, saúde e qualidade da prova, é muito mais vantajoso para o próprio corredor que normalmente insiste em ir na ‘pipoca’ garantir a sua inscrição”, ressalta Nivaldo Pereira.

Vale lembrar que o atleta precisa estar devidamente uniformizado para participar da prova. “O uso da camisa oficial da Meia do Sol não é obrigatório, pois muitas vezes o corredor é patrocinado por alguma empresa ou assessoria esportiva. No entanto, sem a identificação recomendada de número de peito e chip, o atleta não terá acesso aos benefícios oferecidos”, relata Alex Pereira.

A 5ª edição da Meia Maratona do Sol será realizada no dia 15 de setembro de 2018, com largada – a partir das 16h – e chegada na Arena das Dunas, em Natal. Faltando menos de 15 dias para o fim das inscrições, quase cinco mil pessoas já confirmaram presença na prova que é considerada a mais importante da região Nordeste, por atrair atletas de todos os estados brasileiros, aquecendo os setores de turismo, comércio e serviços locais. As inscrições seguem abertas até 26 de agosto e devem ser feitas exclusivamente no site www.meiamaratonadosol.com.br.

Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Meia Maratona do Sol cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A medida visa garantir a segurança dos desportistas. Com isso, o chamado corredor “pipoca” não poderá participar da prova junto dos atletas devidamente inscritos, dada a grande quantidade de participantes que vão percorrer as distâncias de 21km, 10km e 5km oferecidas pela Meia do Sol.

Meia Maratona do Sol
Data: 15 de setembro de 2018 – sábado
Hora: 16h
Largada: Arena das Dunas, Natal/RN
Inscrições até 26 de agosto: www.meiadosol.com.br

Realização

Apoio

Ação Social

CHANCELA