Notícias da meia

Às vésperas da largada

A 4ª edição da Meia Maratona do Sol acontecerá em Natal no próximo sábado (11) e a entrega dos kits ocorrerá na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), das 10h às 19h, na Toyolex, que fica na BR-101, zona Sul da capital. Pensando nos maraturistas, atletas que viajam o país para participar de corridas de rua, a entrega do kit do atleta será estendida até o sábado (11), das 8h às 12h.

O kit do atleta, composto por camisa em tecido tecnológico, número de peito, chip de cronometragem e medalha. “A não retirada do kit na data no horário estipulado impossibilita a retirada do material em outros dias e a participação do atleta na prova. Vale ressaltar também que o material só poderá ser entregue a terceiros mediante apresentação de procuração, comprovante de pagamento e cópia de documento de identificação do atleta inscrito”, lembra Gabriel Negreiros.

Além de incentivar a prática de esporte, a prova desperta nos corredores a solidariedade. Na entrega do kit do atleta, os corredores poderão doar um quilo de alimento não perecível. Todos os mantimentos arrecadados serão destinados ao Armazém da Caridade, entidade filantrópica sem fins lucrativos, localizada em Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste da cidade.

Percurso

O percurso, que será o mesmo dos anos anteriores, preza pela redução máxima da altimetria – estudo e medição de altitudes – oferecendo aos atletas uma experiência única, criando uma atmosfera de bem-estar e qualidade de vida. Mesmo sabendo que encontrar um trecho absolutamente plano em Natal é uma tarefa muito difícil, a organização investiu todos os esforços em minimizar as dificuldades do percurso, que terão trajetos de 5km, 10km e 21km.

Com largada – a partir das 16h – e chegada na Arena das Dunas, em Natal, os corredores vão seguir pela marginal da BR-101, acessando o campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela Avenida Passeio dos Girassóis, seguindo até a Avenida Dr. Sólon de Miranda Galvão até chegar à Engenheiro Roberto Freire, pelo anel viário da universidade e seguindo até o início da Via Costeira, quando retorna ao estádio, pelo mesmo percurso, no bairro de Lagoa Nova.

Com isso, a corrida provocará alterações mínimas no trânsito em toda a área que compreende o trajeto da prova, sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os agentes vão supervisionar toda a extensão das três opções de percursos e, também, os locais onde serão necessários bloqueios viários para o deslocamento seguro dos competidores, condutores de veículos e os pedestres.

O ordenamento no trânsito começa a partir das 13h. As principais alterações acontecem nas Avenidas Romualdo Galvão e Engenheiro Roberto Freire. No caso da Romualdo, o tráfego no túnel será suspenso durante toda a prova. Já nas vias da Roberto Freire, apenas uma das faixas segue livre. Uma será bloqueada para passagem dos corredores durante a prova, com acréscimo de via de mão dupla. A previsão é de que as vias sejam liberadas após 19h30.

Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Meia do Sol também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN).

Estarão disponíveis ao corredor cinco postos de hidratação; um posto de distribuição de isotônico (excepcionalmente para os atletas que correrão os 21km), quatro postos de controle, onde ficarão posicionadas as equipes de arbitragem; locais estratégicos para ambulâncias, que também circularão no percurso programado e receberão o auxílio das motolâncias; fotógrafos espalhados ao longo de todo o percurso e sete pontos fixos de câmeras fotográficas; aparato de sinalização da corrida ao durante todo o trajeto, kit frutas na linha de chegada, massagem pós-prova, acesso as ações dos patrocinadores; descontos nas academias WM Fitness e WM Health e seguro do atleta.

A Meia Maratona do Sol é uma produção da Fábrica de Esportes e Eventos e HC Sports, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos da capital potiguar. A corrida conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Trechos interditados e monitorados pela STTU, CPRE e PRF

Avenida Lima e Silva: O trecho que dá acesso à marginal da BR-101 e à Avenida Romualdo Galvão (próximo ao Sebrae e à Arena das Dunas) será interditado durante a largada, às 13h.

Arena das Dunas: O trânsito será interditado a partir das 13h no sentido Arena-Viaduto do Campus. A marginal que dá acesso ao túnel do Campus será interditada totalmente, mas a BR-101 permanecerá livre com fluxo livre.

UFRN: Interdição total nos acessos à Rua Coronel João Medeiros (Escola de Música), Avenida Passeio dos Girassóis (acesso ao Centro de Biociências e Escola de Ciências & Tecnologia – C&T), até a rotatória que dá acesso à Avenida Doutor Sólon de Miranda Galvão em direção à Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Avenida Engenheiro Roberto Freire: A via no sentido Nordestão/Ponta Negra será mão dupla para veículos. A outra via, sentido Ponta Negra/Nordestão, será totalmente interditada para uso exclusivo dos atletas.

Via Costeira: Sofrerá interdição de uma faixa da Via Costeira na extensão que compreende 2,5 quilômetros, a partir do Centro de Convenções.